O Direito Bancário pode ser descrito como o conjunto de regras e princípios especialmente aplicáveis ao conjunto da atividade bancária em sentido amplo. Compreende estudo de todas as atividades, produtos e serviços disponibilizados pelas instituições financeiras aos seus clientes e consumidores em geral, assim considerados desde a simples abertura de uma conta corrente, o recebimento de depósito à vista, a concessão de empréstimos e financiamentos em suas múltiplas formas, a captação de recursos, bem como uma série de outras operações ativas e passivas. Incluem-se, ainda, no âmbito do Direito Bancário as normas de direito público que se destinam à regulação e supervisão da atividade bancária.
O mercado financeiro pode ser compreendido como aquele responsável pela transferência e alocação onerosa de recursos entre os diversos agentes
econômicos. O estudo do mercado financeiro abrange todas as transações com moedas e títulos e as instituições que as promovem: banco central, bancos públicos em geral, caixas econômicas, bancos estaduais, bancos comerciais e de investimentos, corretoras de valores, distribuidoras de títulos, fundos de investimentos etc. além das bolsas de valores.
Como se vê, o mercado financeiro compreende diversos segmentos econômicos, tais como: o mercado de crédito, mercado de capitais, mercado de moedas, mercado de títulos, etc. Possui estreita ligação com o Direito Bancários, e por isso, ambos são estudados e trabalhados pelo escritório, conjuntamente.
Nesse ramo do Direito, o escritório é especializado no atendimento das necessidades empresárias e dos respectivos empresários nas matérias descritas a seguir.
I – Consultoria em Direito Bancário e Mercado de Capitais;
II – Estruturação de operações financeiras e negócios bancários diversos, nacionais e internacionais;
III – Administração de passivo bancário contencioso e administrativo em geral;
III – Recuperação de créditos em processos de falência, liquidação, concordatas e recuperação judicial;
IV – Contratos bancários diversos;
V – Títulos de créditos diversos (cédulas de credito bancário, industrial, rural, comercial, cheque, nota promissória, duplicata, letra de cambio, contratos de créditos etc.);
VI – Securitização de créditos;
VII – Alienação Fiduciária em Garantia de bens móveis e imóveis;
VIII – Arrendamento Mercantil;
IX – Contratos de constituição de garantia real;
XI – Sigilo das operações bancárias;
XII – Operações com cartões de crédito;
XIII – Aspectos e tendências da desintermediação financeira;
X – Indústria dos Fundos de investimentos;
XI – Mercado de Capitais, Bolsa de Valores e Mercado de Ações;
XII – Mercado de Opções;
XIV – Mercado a termo;
XV – Mercado Futuro;
XVI – Mercado de crédito e de Câmbio;
XVII – Contrato a termo e Contrato Futuro;
XVIII – Novo Mercado;
XIXI – Bolsa de Mercadorias e Futuros;
XX – Comodities;
XXI – Hedge;
XXIII – Outras matérias que mantenham relação com as matérias jurídicas acima indicadas.